Páginas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Os animais também adoram presentes


Animais recebem presentes de Natal em zoológico de Gramado, RS

Macaco-prego tenta abrir o presente de natal (Foto: Divulgação Gramadozoo/Caroline Zanchi)

Macacos e onças receberam comidas embrulhadas em pacotes de presente.
Veterinários também comemoram a reprodução de espécies raras.


O Natal chegou mais cedo para os animais do zoológico de Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul. Durante a semana, eles receberam presentes dos tratadores, com direito a embrulho e tudo. Os macacos ganharam panetones. Já as onças e pumas foram presenteadas com iscas de carne e peixe.

Segundo a administração do estabelecimento, presentear os animais faz parte do programa do zoológico para manter as espécies em atividade. Eles são estimulados a interagir, fazendo a abertura dos pacotes, não simplesmente recebendo a comida.

"Os presentes de Natal fazem parte de um programa atividades ocupacionais que realizamos ao longo do ano. Os visitantes podem assistir, mas fizemos as atividades pensando no bem-estar dos bichos. O objetivo é evitar o estresse e garantir o condicionamento físico dos animais", explicou o veterinário Renan Stadler.
Espécies raras se reproduzem

O zoológico também termina o ano comemorando a reprodução de espécies raras. Filhotes de papagaios-charão, maracanãs-verdadeiro e cardeais-amarelo nascidos na primavera cresceram e chegaram saudáveis ao verão.

Com risco de extinção, o papagaio-charão foi eleito a ave-símbolo de Gramado. Por viver apenas no Rio Grande do Sul e ter nas penas as cores da bandeira do estado – verde, vermelho e amarelo –, o charão também é conhecido por papagaio-gaúcho.

"O papagaio-charão é endêmico do Rio Grande do Sul. Só ocorre aqui. A espécie se reproduz uma vez ao ano e o nascimento em cativeiro comprova o bem-estar das aves que vivem no zoo", afirmou o veterinário.


O veterinário também cita o nascimento de dois filhotes de cardeal-amarelo. O zoo realiza um projeto para salvar a espécie que está praticamente extinta em vida livre. “Estamos obtendo resultados positivos com o projeto. Estamos trabalhando para salvar o cardeal-amarelo, que é uma vítima do tráfico de animais”, frisou.
Outro nascimento aguardado é o dos pinguins-de-magalhães. O casal faz revezamento para chocar os ovos e a expectativa é que os filhotes nasçam nas próximas semanas.

Fonte:
g1.globo